Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre - RS, Brazil
Dentista

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Paralisação dos Médicos dia 7 de abril de 2011

Há meses não escrevo no blog...diversos foram os motivos, mas hoje tendo em vista o fato em questão, obriguei-me a incluir os textos abaixo - seguem na ordem em que foram escritos. Desculpem pelo tamanho do texto, mas por favor leiam até o final ( ou apenas o final).

O primeiro da Diretoria da CASSI orientando seus usuários sobre a paralisação que a classe medica irá fazer no dia 7 de abril. Saliento que no texto consta que os médicos deixarão de atender os procedimentos eletivos, atendendo as Urgências e Emergências neste dia.

"CASSI orienta sobre suspensão de consultas no dia 7 de abril

A Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) estão organizando uma manifestação nacional para o dia 7 de abril de 2011, com o objetivo de não atenderem, naquela data, os usuários de todos os planos de saúde.

A CASSI respeita a posição das entidades classistas e reconhece as dificuldades de conciliação dos interesses envolvidos, em decorrência do elevado custo da medicina. Por isso, não tem medido esforços para promover negociações e acordos que satisfaçam a um só tempo todas as partes envolvidas, inclusive seus assistidos, honrando todos os compromissos contratualmente assumidos com seus prestadores de serviços médico-hospitalares.

Diante disso, a CASSI orienta seus assistidos a não agendarem consultas médicas nem exames para o dia 7 de abril de 2011, salientando, entretanto, que a paralisação envolverá apenas os chamados atendimentos eletivos. Os casos de urgência e emergência deverão ser atendidos normalmente.
Dúvidas poderão ser esclarecidas pela Central CASSI 0800 729 0080. "


O segundo texto, de um usuário da CASSI, provavelmente bancário ou aposentado, revoltado contra a CASSI por causa da paralisação dos médicos. ( retirei o nome dele, pois não tenho autorização para publicá-lo - mas como ele mesmo gostaria - divulgo o texto em anexo).

"MERMÃOS, as diretoras eleitas da Cassi - DENISE VIANNA e GRAÇA MACHADO - da área da saúde, responsável pelos convênios -(ambas indicadas e patrrocinadas pela Anabb) - orientam-nos para que NÃO FIQUEMOS DOENTES no dia 07 de abril, posto que a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos, por conta dos baixíssimos honorários, "estão organizando uma manifestação nacional para o dia 7 de abril de 2011, com o objetivo de não atenderem, naquela data, os usuários de todos os planos de saúde".

ENTENDERAM BEM!?

NÃO FIQUEM DOENTES NO DIA 07 DE ABRIL; DEPOIS, QUEM SABE...

VOTO TEM CONSEQUÊNCIA E TEREMOS, PROXIMANTE, ELEIÇÕES NA CASSI."

O terceiro texto é meu - minha resposta ao amigo, pois entendo bem a situação dos médicos e demais profissionais da área da saúde que atendem às empresas de convênios de saúde.   A burocracia aumenta a cada dia e os valores dificilmente  são reajustados. Sou usuária, mas também prestadora de serviços, e sei bem o quanto de dificuldade as operadoras dos convênios podem criar para dificultar o pagamento dos serviços prestados aos médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas e demais profissionais e serviços da área da saúde.

"Caros amigos,

Pelo que leio no texto, a manifestação é dos médicos, e os responsáveis da CASSI apenas estão lembrando seus usuários de que os mesmos estarão fazendo uma paralisação. Assim como os jornais anunciam à população quando os bancários fazem greve por seus direitos e melhores salários, a CASSI apenas está comunicando aos seus usuários que a clase médica irá fazer uma paralisação por seus direitos e melhores salários.

As paralisações e greves dos bancários causam grande transtorno à população em geral, assim como esta paralisação irá causar algum transtorno. Vejo que os médicos não deixarão de atender Urgências e Emergências, portanto, não devemos nos preocupar, nem causar pânico antecipado, caso algum de nós venha a ficar doente.

Não acho que devamos criticar à Diretoria da CASSI, pois é de direito dos médicos chamar a atenção da população pelos baixos valores de remuneração repassados pelos convênios ( todos, não apenas a CASSI). Pelo que diz o texto da CASSI, a paralisação não é específica para a CASSI, mas para todo o sistema de convênios médicos do Brasil.

Também vale defender os médicos, pois após gastarem anos e anos de formação, além do tempo e dos altos custos de Universidades e Cursos de Pós - Graduação, o valor de consulta é similar ao valor de um lanche do MacDonald´s, Subway ou BigBurger (sendo muitas vezes menor do que este valor).

Além disso as condições precárias para atendimento e os descontos dos impostos diminuem ainda mais o valor líquido recebido pelas consultas.

Ao invés de nos voltarmos contra a Diretoria da Cassi, por nos comunicar a paralisação dos médicos ( o que seria similar a nos revoltarmos contra os jornais quando da greve de bancários ou funcionários da Petrobrás), deveríamos sim, apoiar os médicos, e como usuários, exigir da CASSI ( e de todos os demais planos de saúde do país) uma remuneração mais digna aos profissionais responsáveis pela nossa saúde e pela nossa vida.


VOTO CONSCIENTE É SABER EXATAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO - VOTO CONSCIENTE É EXIGIR UMA MELHOR CONDIÇÃO PARA OS MÉDICOS PODEREM ATENDER SEUS PACIENTES TRANQÜILAMENTE, PREOCUPANDO-SE COM SUA SAÚDE E NÃO NA BAIXA REMUNERAÇÃO QUE IRÃO RECEBER DO CONVÊNIO.

PS : Já perceberam quantos médicos bons se descadastraram de seu convênio nos últimos anos? "


Acredito ser digno o direito de paralisação dos médicos, assim como acredito que os médicos irão atender todos os procedimentos de Urgência e Emergência neste dia.
Inclusive, acredito que todas as demais profissões da área da saúde que atendem convênios, deveriam se unir aos médicos no dia 7 de abril. ( Vejam o lucro da Odontoprev e outras operadoras de saúde nos links abaixo).
Também acredito que os usuários dos convênios terão a consciência para apoiá-los, pois o lucro maior de todo o sistema é das operadoras, que divulgam lucros estrondosos nos últimos anos, enquanto os médicos, e, conseqüentemente, os usuários saem perdendo.



http://www.minascorretora.com.br/blog/saiba-o-que-e/seguros-de-saude-crescem-em-todo-pais/

http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=50253

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2182559/golden-cross-lucra-r-7-3-mi-em-2009

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33133:lucro-liquido-da-amil-cresce-274-em-2010&catid=47:cat-saude&Itemid=328

http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=50253

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/03/14/odontoprev-tem-lucro-ajustado-de-138-863-milhoes-em-2010-924012154.asp

Nenhum comentário: